IDEIAS PARA VOCÊ UTILIZAR A 33 CAFÉS PARA SER MAIS FELIZ
10 BENEFÍCIOS DE TOMAR CAFÉ
Evita Câncer
Alivia o Stress
Rejuvenesce
Estimula a digestão
Ajuda a evitar Diabetes
Combate a depressão
Café emagresse
Inibi o alcoolismo e uso de drogras
Faz bem para o coração
APRESENTANDO MOTIVOS PARA TOMAR CAFÉ ESPECIAIS
Não falta conteúdos para provar que cafés especiais é um excelente investimento para você, para sua auto estima, para o emocional e principalmente para a sua marca!
VENDENDO MARCA + STATUS + EXPERIÊNCIAS
Somos uma empresa que tem como objetivo ajudar você a conhecer mais sobre cafés, além e criar repertórios, post's, conteúdos e agregar ao seu estilo de vida a visão de quem você é um conhecedor dessa bebida tão consumida no mundo, que é o café.
O PROBLEMA QUE ESTAMOS RESOLVENDO
Você passa a vida inteira tomando café, e a vida inteira é muito tempo para tomar um café de baixa qualidade, ou pior é vida por outro lado é curta para passar sem descobrir qual é o café perfeito para o seu paladar. O Plano de assinatura da 33 cafés, além de te apresentar e te introduzir ao básico do café especial é capaz de ampliar o seu paladar, te apresentando diversos sabores, marcas, métodos e ferramentas para você conhecer o mundo do café de alta qualidade, até encontrar o seu favorito.
SAÚDE
O Café de qualidade tem diversos benefícios capazes de melhorar a sua vida.
PQ UM CAFÉ 85 PONTOS DA MESMA ESPÉCIE E TORREFAÇÃO NÃO É IGUAL DE OUTRAS FAZENDAS COM O MESMO CAFÉ E A MESMA PONTUAÇÃO?
EU ACHAVA QUE SABIA ESCOLHER CAFÉ
CONHECENDO O SEU ESTILO DE CAFÉ PREDILETO
TOMANDO CAFÉ SEM AÇÚCAR.
CONTEÚDO DESTINADO A QUEM DESEJA ENTRAR AO MUNDO DOS CAFÉS ESPECIAIS
INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS CAFÉS ESPECIAIS
A HISTÓRIA DO CAFÉ
Muitos já aprenderam que o café veio da África, da Etiópia para ser mais específico, e que a Europa foi responsável em difundir o consumo da bebida pelo globo. Mas, o que poucos sabem é que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) foi o grande responsável em descobrir seu uso/consumo
As lendas contam que monges árabes teriam decidido experimentar o grão após perceberem que as cabras ficavam excitadas e não conseguiam dormir quando comiam a frutinha vermelha.
Alguns registros afirmam que o consumo de café começou por volta de 575 d.C. – mesma época das lendas sobre a origem do café -, nessa época os etíopes alimentavam-se do fruto.
Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida. Isso porque o cultivo do grão assumiu grande importância econômica e era mantido como um segredo pelos árabes, já que muitos acreditavam em suas habilidades milagrosas.
Os árabes foram os primeiros a ter a idéia genial de torrar os grãos e fazer uma bebida com eles, mas isso só aconteceu no século XI. Até então os etíopes apenas comiam o fruto.
Em 1616, entretanto, os holandeses conseguiram levar mudas de Mocka para Amsterdã e as cultivaram em estufas. Em seguida a prática de torrar e moer café foi se espalhando também pela Europa e várias cafeterias foram abertas, em sintonia com a Revolução Científica e o surgimento do Barroco
CURIOSIDADES
O CONSUMO DE CAFÉ PELO MUNDO
A cada ano, as pessoas ao redor do mundo bebem mais de 500 bilhões de xícaras de café, e as fazendas de café oferecem sustento para mais de 25 milhões de pessoas. Desta forma, o café é a mercadoria mais procurada do mundo, depois do petróleo, e seu valor global é estimado em aproximadamente US$ 100 bilhões.
RANKING DOS PAÍSES QUE MAIS CONSOMEM CAFÉ NO MUNDO
Os finlandeses consomem em média 12 kg de café por ano. Para que você tenha uma ideia, seria o mesmo que consumir 225g por semana.
A torra do grão é bem clara e o preparo lembra o do café turco.
Os noruegueses têm esse hábito desde o século 18 e, atualmente, um habitante do país chega a tomar até 9,9 kg da bebida. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 80% dos noruegueses consomem café.
O país gelado é lotado de pequenas cafeterias para que as pessoas possam entrar e apreciar a bebida para afastar o frio. Por isso, cada islandês consome, em média, 9 kg de café ao ano.
Um dinamarquês consome pelo menos 8,7 kg de café ao longo do ano e é mais um país escandinavo a aparecer entre os primeiros da lista.
Os holandeses foram os primeiros europeus a cultivarem cafeeiros em suas colônias. Dessa forma, o país tem grande tradição e o café se infiltrou na cultura do país. Hoje os holandeses consomem, per capita, 8,4 kg de café.
Na Suécia, último país escandinavo a aparecer na lista, o café é mais do que uma bebida. Ele também é considerado um modo de vida.
Por isso, os suecos consomem até 8,2 kg do grão por ano.
Além de bons chocolates, os suíços também gostam de um bom café expresso. É de lá que vem o "caffè crema", por exemplo. Por conta da tradição de tomar várias xícaras por dia, um suíço consome até 7,9 kg de café.
Não é só de batata frita e cerveja que os belgas vivem. Eles também apreciam um bom café e já foram grandes produtores do grão. Atualmente um belga consome, em média, 6,8 kg de café ao ano.
Apesar de ser um país bem pequeno no meio da Europa, os habitantes de Luxemburgo adoram beber café. Por conta disso, a bebida faz parte do dia a dia da população e cada habitante chega a consumir 6,5 kg do grão.
Primeiro país não europeu a aparecer na lista, os canadenses tomam muito café. De acordo com pesquisas da Associação do Café do Canadá, a bebida é a preferida entre os adultos. Dessa forma, o país consome 6,5 kg de café per capita anualmente.
A Bósnia e Herzegovina é um país do leste europeu que mostra como a bebida é muito difundida pelo continente inteiro. Os bósnios consomem pelo menos 6,2 kg do grão anualmente.
Falar da Áustria é falar da sua capital Viena e os tradicionais cafés da cidade. Desde o século 19 o país tem nesses espaços um ponto importante de encontro e formação cultural. Dessa maneira, os austríacos consomem até 6,1 kg de café por ano.
Com tradição nos cafés expressos, os italianos não ficam de fora dessa lista e chegam a consumir pelo menos 5,9 kg do grão ao longo de um ano.
Mesmo que o Brasil seja o maior exportador de café do mundo, ainda não consumimos muito café por cada indivíduo como os outros países acima. Mas, os 5,8 kg anuais de café por brasileiro ainda fazem do país um dos maiores consumidores.
MAIORES PRODUTORES DE CAFÉS NO MUNDO
EXPORTAÇÃO
Veja os países top 10 em exportações de Café
O BRASIL É O MAIOR EXPORTADOR DE CAFÉ DO MUNDO!
Nosso país se destaca como o segundo maior consumidor de café do mundo e o maior produtor do grão, com produção em diversos estados
O Brasil é o maior produtor e exportador e o segundo maior mercado consumidor de café. Estudos apontam que o consumo regular de café pode auxiliar na prevenção da depressão e do consumo de drogas, principalmente devido à sua ação antioxidante. O café torrado é obtido a partir de frutos maduros de espécies do gênero Coffea, geralmente Coffea arábica L. eCoffea robusta L., que são submetidos à torrefação.
Além da produção, o Brasil também segue como o maior exportador de café do mundo. De acordo com o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), só em 2021 o Brasil exportou 40,3 milhões de sacas de 60 quilos de café, com resultado de US$ 6,2 bilhões.Sep 2, 2022
PAÍSES QUE MAIS COMPRAM DO BRASIL
NÍVEL DE CONSCIÊNCIA SOBRE O CAFÉ
Existem cerca de 124 espécies de cafés no mundo, mas Coffea arabica e Coffea canephora, essa conhecida como robusta (no Brasil, conilon), são as mais produzidas, representando, em 2019, aproximadamente 70 e 30% da produção nacional, respectivamente
Segundo estudo feito pela consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é de café tradicional.
As características que diferenciam o produto premium são: sofisticação na produção, seleção qualificada dos grãos, origem do grão, produção com certificado de qualidade e maior proximidade com cafeicultores. Além disso, o café premium apresenta diferenciais em termos de fragrância, sabor, acidez, corpo e no conceito final do produto.
No Brasil, o consumo anual de café premium gira em torno de 70 mil toneladas, o que representa de 5% a 10% do consumo total no setor. Esse consumo cresce 15% ao ano, enquanto o de café tradicional aumenta 3,5% ao ano.
A REFLEXÃO
Com tantas espécies de café, variedades de grãos, características de fazendas de torras e de preparos, como identificar o café especial perfeito para você?
ENTENDENDO SOBRE TIPOS DE CAFÉS, GRÃOS, MOAGENS, CLASSIFICAÇÕES, TIPOS DE EXTRAÇÃO E DE PREPAROS DE CAFÉS
Tipos de espécies de plantas de cafés
Coffea arabica
Robusta coffee
Coffea liberica
Coffea dewevrei
Coffea stenophylla
Coffea excelsa
Principais espécies de cafés
“No mundo, 2/3 do plantio e da colheita do café são de Café Arábica, portanto, ele é o mais utilizado. E 1/3 corresponde ao Café Robusta.
O que é café arábica?
Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida. Este nome, “arábica”, se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café.
O Arábica se caracteriza por produzir cafés mais finos e requintados. São plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas ideias para a produção de cafés de qualidade superior. Seu aroma é intenso e os sabores são bastante variados, bem como níveis de corpo e acidez.
Esse tipo de café costuma passar por cuidados minuciosos desde a lavoura até o ensacamento. Isso resulta num café com notas complexas e maior valor de mercado. No Brasil, a produção de arábica está centralizada em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia; o Espírito Santo, embora também produza arábica em menor quantidade, acompanha Roraima como produtor do café robusta.
O café Robusta é um tipo de café conhecido por suas características rústicas e forte concentração de cafeína nos grãos.
Além disso, o café Robusta é frequentemente utilizado em café instantâneo e blends devido a sua rusticidade e cultivo menos exigente.
Bem como o café Robusta tem um sabor distinto, rústico e harmônico, e amadurece mais rápido do que outros cafés.
Tem também um sabor forte, tornando-o um dos cafés mais produzidos no mundo, e é frequentemente misturado com Arábica para adoçar o sabor.
Embora seja um café que não exija muitos cuidados, os produtores devem prestar atenção às exigências nutricionais e à disponibilidade de matéria orgânica no solo, a fim de maximizar a fertilidade e o equilíbrio do solo.
Apesar de sua popularidade, o café Robusta é classificado como um café de qualidade média.
Muitas pessoas, por outro lado, gostam do café robusta em sua forma mais pura, pois ele tem uma fragrância e sabor poderosos, semelhantes aos dos cafés tradicionais. As empresas estão trabalhando duro para melhorar a qualidade e o sabor do café robusta.
Variações do grão árabica mais populares
Café Bourbon
Café Acaíca
Café Catuaí
Café Geisha
Café Kona
OS DEFEITOS DO CAFÉ
COMPOSIÇÃO DO CAFÉ INDUSTRIAL SEM ACOMPANHAMENTO E CERTIFICAÇÕES
Alguns relatos apontam que certos cafés tradicionais ou extrafortes do mercado são compostos por outras matérias-primas que não são café, outros grãos que iam se perdendo e apareciam no pacote de café do consumidor, por exemplo: soja, milho, etc… Nesse sentido, o café recebia o milho na composição.
Essa prática é utilizada pelas indústrias que focam no volume de café, não na qualidade. Não é à toa que existe uma diferença no preço do café tradicional em relação ao café especial. No café tradicional e extraforte, esses blends “do mal” são feitos para fazer render. Como no final tudo será carbonizado, em uma torra muito escura, não dá pra diferenciar se existiam impurezas por ali. Entenda melhor essa diferença.
Tipos de classificações de cafés
Existe uma grande variedade de sabores, tipos, processos e categorias de café no mercado.
Sendo assim, separamos as quatro categorias do café e suas principais características. Confira:
TRADICIONAL
– Sabor e aroma comum;
– Pode ser encontrado facilmente nos principais mercados;
– Menor custo benefício para ser consumido no dia a dia;
– Grãos defeituosos são evitados, mas não são proibidos.
SUPERIOR
– Sabor e aroma mais acentuado;
– Alto valor agregado ao produto;
– Máximo de 10% grãos defeituosos;– Pontuação mais elevada na questão de qualidade.
GOURMET
– Não possui nenhum tipo de fruto defeituoso;
– Excelente, exclusivo e de alta qualidade;
– É possível distinguir as notas frutais, achocolatadas e de nozes;– Normalmente é raro e fino.
ESPECIAL
– Apresenta aromas e sabores mais complexos;
– Exige a apresentação de detalhes técnicos – como variedade e safra – e certificação de origem;
– Requisitos mais rígidos quanto à sua classificação;
– Processos realizados através de técnicas sustentáveis.
O Café crú
O que são blends?
O termo do inglês significa nada mais que “mistura”. Ou seja, blends são combinações planejadas de diversos grãos de café para criar um resultado na xícara do modo como desejar. Pode-se fazer essa mesclagem antes ou depois de torrar o café,
A construção de um blend de café espresso requer uma compreensão das proporções dos grãos, níveis de torrefação e perfis de sabor. No entanto, esse esforço vale a pena se você estiver procurando criar um café com exclusividade.
Tipos de blends
A intensão de fazer um blend é unir as melhores características de cada café, a fim de proporcionar uma experiência exclusiva. Então, se só um café classificado como especial já possui tanta qualidade, imagine a junção deles. Agora, conheça os tipos de blends do café:
• Blend de varidades: a mistura de Bourbon Amarelo e Bourbon Vermelho, por exemplo.
• Blend de processos: combinação de um café que secou de forma natural e outro que secou descascado.
• Blend de notas sensoriais: conhecido como o blend mais comum no mercado. Identifica-se um café com alta doçura e muito corpo, só que ele não tem nenhuma acidez. Então, você escolhe um outro café de alta acidez e acrescenta. Saiba mais sobre notas sensoriais!
• Blend com café cru: essas misturas podem ser feitas de várias formas, mas é muito comum utilizarmos o café cru. É feita uma proporção em pequena escala e analisa o resultado sensorial daquela determinada mistura, só assim é produzido em larga escala.
• Blend de pós torrado: na primeira torra notou-se que o café é muito encorpado e doce; já a outra torra obteve um café mais cítrico e menos encorpado. Ótimo! Misturá-los pode ser uma boa ideia.
• Blend de café pronto: quem disse que você, barista ou cafezeiro de casa, não pode fazer seu próprio blend? Pode sim, tá? Inclusive, utilizando o café que você já tem aí.
Tipos de torras de café
A torra é o processo que torna o café cru em café torrado, ou seja, o grão maduro é submetido ao aquecimento, com temperatura que pode variar entre 180ºC a 240ºC, sob a supervisão de um profissional: o Mestre de Torra.
O Tempo e a temperatura em que os grãos são torrados podem extrair diferentes características do café
Clara
Média
Escura
Tempo: Acima de 12 minutos.
Menos acides, mais corpo e doçura moderada
Pode revelar sabores e aromas mais intensos, como chocolate amargo e caaramelo tostado.
Sabores de cafés
Sabores de cafés - O Básico para Iniciar no mundo dos cafés especiais
Os sabores dependem da espécie do café escolhido, bem como a qualidade do café e a torra clara, média ou escura
( Bem como o método escolhido) >> FILTRAGEM, PRENSAGEM, PRESSÃO OU PERCOLAÇÃO.
Sabores de cafés + aprofundados
Se aprofundando e se profissionalizando - Parte 1
Assim como a cerveja e o vinho, o café também possui uma roda de sabores e aromas que usamos para classificá-lo de acordo com aromas, sabores e sensações contidas na bebida.
O protocolo de avaliação da SCA é uma ferramenta valiosa usada para qualificar os cafés, portanto, para entendermos o sabor.
Por exemplo, podem existir dois cafés 85 pontos, mas o sabor entre eles é completamente diferente.
Com a nova roda de sabores, é possível identificarmos mais de 150 atributos da bebida.
Dessa forma, é possível identificar desde as características mais básicas (doce/amargo) até as mais complexas (mel/ácido cítrico).
(Saiba mais)
Tipos de extração de cafés
Prensagem
Prensa Francesa
Pressão
Aeropress
Espresso
Percolação
Cafeteira Italiana
Outros tipos de extração de cafés
Sifão
Clever Dripper
Café turco
Aram
Kalita Wave
Koar
Pressca
Tipos de classificações de cafés
Por tipos
Tipo 1
Tipo 2
Tipo 3
Tipo 4
Tipo 5
Tipo 6
Tipo 7
Tipo 8
Por notas
Por certificações
LEGISLAÇÃO
Físico-química
Higiene
Rotulagem
Cafés + populares separados por notas no Brasil
Como ainda temos muitas dúvidas, resgatamos um estudo em laboratório do ano passado realizado pelo Proteste, onde eles testaram 20 marcas populares de café para saber quais as melhores marcas populares de café. As marcas são facilmente encontradas no mercado, possuem um preço acessível e são classificadas como tradicional ou extra forte, que de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Essa não é uma lista para quem deseja consumir cafés de maior qualidade. Para esse grupo, além do texto que indicamos acima, temos um ensaio que vai ajudar bastante quem está começando:
1º – Melitta Café
Pontuação total: 89
Rotulagem: 100
Higiene: 99
Análises físico-químicas: 87
Análise sensorial: 78
2º – Pimpinela Café
Pontuação total: 82
Rotulagem: 89
Higiene: 93
Análises físico-químicas: 88
Análise sensorial: 69
3º – 3 Corações Café
Pontuação total: 80
Rotulagem: 89
Higiene: 96
Análises físico-químicas: 85
Análise sensorial: 64
4º – Qualitá Café
Pontuação total: 79
Rotulagem: 94
Higiene: 94
Análises físico-químicas: 86
Análise sensorial: 60
5º – Aro Café
Pontuação total: 77
Rotulagem: 92
Higiene: 94
Análises físico-químicas: 84
Análise sensorial: 56
Corpo do café
Acidez do café
A maioria das variedades de café é considerada ácida, com um valor médio de pH de 4,85 a 5,10 gerado pelo processo de fermentação do preparo. Bem, então já sabemos que o café tem acidez ok!
Certificações para cafés
Preparos de café
Tipos de grãos de cafés
Tipos de classificações de cafés
Formas comerciais de vender o café
Em grãos Crú
Em grãos torrado
Moído
Solúvel
Propostas comerciais de vendas de café diferentes
Moído já com o coador
Em Capsúlas
Em latas
Fazendas de cafés Brasileiros
Plantação de Arábicos
No Brasil, a produção de arábica está centralizada em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia; o Espírito Santo, embora também produza arábica em menor quantidade, acompanha Roraima como produtor do café robusta.
Plantação de Robusta
Fazendas por estado
Planner do café
Grão de avaliação: Arábica
Altitude referência correta conforme o ideal para a produção do grão: São plantados a altitudes superiores a 800 m
Nome da fazenda:
Localização:
Altitude:
Tipo:
Acidez:
Espécie
Cafeína
Teor de Açúcar
Teor de óleos essenciais
Características sensoriais (sabor, aroma, acidez, corpo)
Altitude
Formato do grão
Lavoura
Colheita
Preço médio
Rotulagem:
Higiene:
Avaliação ABIC:
Avaliação SCA :
Avaliação COB:
CRESCIMENTO DO CONSUMO DE CAFÉ
Indicadores mais recentes da Indústria de Café
Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC divulgou que em 2021, a procura por café cresceu 1,71% em relação ao mesmo período analisado no ano anterior.
Além disso, levando em conta os dados de novembro de 2019 a outubro de 2020, o período de produção de novembro de 2020 a outubro de 2021 foi de 21,5 milhões de sacas. Portanto, esse valor representa 45,3% da safra de 2021 de 47,7 milhões de sacas, segundo a Conab.
Estima-se que as vendas do setor em 2021 alcançaram o montante de R$ 15,2 bilhões. Também, o crescimento influenciou no aumento da adesão de certificações para a produção de café concedidos pela ABIC. Confira a evolução nos últimos 5 anos:
COMO ESCOLHER A SUA FAZENDA DE CAFÉ PARA COMPRAR O GRÃO E REVENDER?
Os processos do café
A espécie da planta
O Produtor
A Plantação
A Colheita
A Torrefação
A embalgem comercial
A Venda
O Preparo
Os benefícios
Por onde começar um negócio de cafés?
>>> Escolha o conceito por exemplo cafés especiais.
>>>> Escolha o estado que você vai trabalhar.
>>>>>>> Escolha os critérios de avalições dos cafés escolhidos.
>>>>>>>>>>>>>>>> Escolha em qual fase você vai querer fazer parte do processo exemplo >>> TORREFAÇÃO >> EMBALAGEM >> VENDA >>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Escolha o critério de cafeterias que poderão revender nossos produtoss
Por onde o seu cliente deve começar a conhecer o seu negócio?
>>> Pela foto da proposta do estilo de vida!
>>>>Apresentação do estilo de vida atual.
>>>>>>> Cliente especial merece café especial
>>>>>>>>>>> Pelo entendimento do que é o café especial proposto pela 33 cafés
>>>>>>>>>>>>>>>> Entendimento dos benefícios de quem assina.
Eventos de cafés
FICAFÉ
Cursos
Baristas
Cafés especiais pelo mundo
iInfluencers do café especial
Estabelecimentos para fazer parcerias com clientes que queiram beber o café e experimentar.