Características
————-
Paciente
>Gosta que ajude ele a completar tarefas
> Nunca vai pedir uma vaga no time, ele tende que você o convide para as coisas.
>falar “a gente” se falar eu ela não se sente incluso.
>Elogiar ele pessoalmente só você e ele.
>Escute ele é leve a sério o que ele está falando.
> Levar a sério o que ele ou ela está falando.
> Atitudes pacientes e amigáveis
O que é uma pessoa Cautelosa
O que é Personalidade Cautelosa?
Uma das mais famosas ferramentas de assessment utilizada no mundo é a metodologia DISC. Por meio dela, profissionais de RH e gestores de equipe traçam o perfil de um profissional usando os 4 fatores da teoria: dominância, influência, estabilidade e conformidade. E é esta última letra que nos leva ao assunto do texto.
As pessoas de personalidade cautelosa, cujo fator DISC predominante é a conformidade, costumam ser profissionais extremamente analíticos e duros com regras, tanto com eles mesmos quanto com seus liderados.
Elas são motivadas e motivados por alto padrão e eficiência, ou seja, um ambiente de trabalho com organização estrutural e processos bem definidos fará bem a este tipo de profissional.
Como identificar um perfil cauteloso
Como reconhecer pessoas cautelosas
Todos temos características dos quatro fatores DISC dentro de nós. Mas alguns traços podem se destacar sobre outros de acordo com o fator dominante na nossa personalidade.
Nas pessoas cautelosas, temos algumas coisas que se sobressaem. E estas características estão listadas aqui embaixo, para que você tente reconhecê-las em você ou em algum colaborador:
Elas são cuidadosas: vamos combinar, você já esbarrou com o tipo de profissional que não dá valor para tarefas pequenas. Bom, este profissional não tinha personalidade cautelosa. Pois os cautelosos valorizam cada tarefa, e têm cuidado com todas elas.
Elas são sistemáticas: a famosa pessoa “certinha demais” pode trazer coisas boas para o ambiente de trabalho. Elas têm produtividade elevada, além de serem muito organizadas.
Elas fazem boas perguntas: por pensar nos detalhes de cada tarefa, a pessoa cautelosa percebe errinhos que outros colegas de equipe talvez não percebessem. E isso vem em forma das perguntas certas feitas na hora certa.
Elas muito críticas: os cautelosos têm certo receio de mudanças. Isso os torna pessoas críticas demais, pois ao se acostumarem com algo, lutarão para que aquilo continue daquele jeito.
Elas são perfeccionistas: isso significa que essas pessoas podem se destacar no seu trabalho com excelência Mas também podem estagnar por nunca achar que o trabalho delas está bom o suficiente para seguir para o próximo desafio.
Como tratar alguém cauteloso
Como lidar com a personalidade cautelosa no trabalho
Aqui deixamos um aviso. Estas dicas não são infalíveis, pois cada pessoa tem seu próprio tempo e personalidade. O que nós vamos fazer é indicar a melhor maneira de começar a entender e lidar com pessoas de personalidade cautelosa.
Uma coisa que sua empresa deve ter em mente é que pessoas assim gostam de regras e política empresarial. Elas querem saber a melhor maneira de agir de acordo com cada situação. Então uma conversa franca para evitar desencontros é essencial.
Outra dica é não deixar estes profissionais se perderem em detalhes. Se o projeto ou tarefa é simples, explique o motivo, e deixe claro quando é hora de apenas sentar e trabalhar, sem se dar atenção à detalhes que não mudarão o resultado.
Dê prazos reais para as tarefas desta pessoa, mas sinta-se à vontade para confortá-la caso este prazo não for alcançado. Pessoas cautelosas tendem a ser muito duras com elas mesmas, e o gestor deve estar atento para apaziguar situações em que estas pessoas colocam até mesmo a equipe para baixo por não confiarem no seu trabalho.
Como dissemos, estas dicas não são infalíveis. Por isso, fazer um bom Teste DISC é muito importante para que você conheça a si mesmo e aos colaboradores que chegarem na sua empresa.