...

Alienação fiduciaria.jpg
ALIENACAO 2.png

https://ballaminut.com.br/oportunidadesVender ou comprar um veículo alienado é ilegal? Como faço para vender ou comprar um veículo alienado?

 

Veículo com Alienação Fiduciária

Vender ou comprar um veículo que já possua um financiamento é uma prática absolutamente dentro da lei e pode ser feita desde que as condições estejam claras para ambas as partes (comprador e vendedor) e que todo o trâmite de transferência do contrato de alienação fiduciária para o nome de terceiros seja feita em conjunto com o banco ou instituição financeira que financiou o veículo.

O mais importante principalmente para quem esta adquirindo o veículo alienado fiduciariamente é ficar atento às taxas de juros contidas no contrato para não cair em uma cilada e acabar pagando juros abusivos.

 

Como faço para transferir a dívida junto ao banco?

Esse trâmite é relativamente simples, bastando que o vendedor do veículo que possui a alienação fiduciária encontre um comprador para o bem, e ambos contatem a instituição financeira que fará todo o trâmite burocrático para transferir o veículo e a dívida para o nome do comprador, isentando o vendedor de qualquer ônus futuro após efetivada a transferência.

O banco é obrigado a aceitar a transferência da dívida do veículo alienado?

Não. Para que exista a transferência da dívida de maneira formal e dentro dos trâmites legais o banco primeiramente fará uma análise de crédito do possível comprador, que deverá comprovar ter condições financeiras para assumir a dívida.

Para isso, é imprescindível que este tenha condições financeiras para assumir a dívida e possua condições de comprovar renda suficiente para arcar com as parcelas contidas no contrato de alienação fiduciária.

Outro ponto importante que não pode passar despercebido é a tarifa de análise de crédito para transferência da dívida.

É muito comum o banco cobrar um valor razoável para fazer a análise e transferência da dívida no contrato de alienação fiduciária para efetivar a transferência dessa dívida, que normalmente é paga pela pessoa que esta interessada em comprar o bem.

Caso o banco não aprove a transferência da dívida, sou obrigado a quitar o contrato?

Em meio à crise financeira é muito comum o banco não fazer a aprovação do crédito em nome da pessoa que esta tentando adquirir o veículo alienado.

Nesse caso, será opcional ao vendedor, caso tenha disponibilidade financeira, fazer a quitação da dívida antes de vender o veículo.

Ocorre que nessa situação, o comprador deverá de alguma maneira encontrar outra instituição financeira que aprove o financiamento para tornar viável a transação.

 

 

 




Oportunidades